top of page

ESCALDA-PÉS, UMA ÓPTIMA MANEIRA DE RELAXAR

O escalda-pés é uma prática milenar de relaxamento e limpeza das extremidades inferiores, que traz benefícios para o corpo e mente.

É nos pés que a circulação sanguínea é mais deficiente. Quando colocamos os pés em água quente, os vasos sanguíneos dilatam-se, melhorando o fluxo do sangue e beneficiando todo o corpo.

O calor produz um equilíbrio energético que funciona muito bem quando se está cansado, stressado, com dores de cabeça, tensões musculares, preocupações, insónias, irritabilidade, problemas respiratórios, depressão e fadiga mental. O calor também vai activar a circulação sanguínea e linfática, ajuda a diminuir edemas e retenção de líquidos, previne varizes e elimina toxinas do organismo, além de oferecer aquela sensação quase instantânea de relaxamento. Como os pés possuem cerca de 70 mil terminações nervosas que estão interligadas a outros órgãos do corpo, o escalda-pés, além de relaxar, pode ajudar a aliviar dores e desconfortos em outras regiões além de pés e pernas.

A técnica consiste em manter os pés submersos em uma mistura de água bem quente com elementos como frutas, flores, sal e óleos essenciais, utilizados de acordo com os benefícios que se pretende obter.


COMO FAZER ?

Mantenha a água a uma temperatura entre 36°C e 40 °C e despeje numa bacia baixa e larga. Se utilizar óleos essenciais, conte com 15 gotas para 2 litros de água e duas colheres de sopa de sal, também para cada 2 litros de água. Flores ou ervas, 1 chávena de ervas secas ou frescas para 2 litros de água.

Para estimular os pontos energéticos das plantas dos pés coloque berlindes ou pequenas pedras no fundo da bacia.

Se possível, escolha um ambiente tranquilo, com iluminação indirecta e música relaxante, afastando-se de fontes de estímulo como telemóveis, computadores e outros electrónicos.

INGREDIENTES E BENEFÍCIOS:

Sal: ajuda a drenar o excesso de líquido e reduzir o inchaço;

Eucalipto, hortelã e menta: combatem o cansaço e livram as pernas da sensação de peso;

Arnica: diminui a dor;

Calêndula: acção anticéptica e anti-bacteriana;

Arruda: activa a circulação;

Cravo, canela e alecrim: estimulantes e revigorantes;

Lavanda, erva-cidreira, erva-doce, capim-limão e camomila: acção relaxante, estimulando o sono.

Fique durante 20 minutos, não encha totalmente a bacia, já que enquanto arrefece, pode adicionar água quente para manter a temperatura. Quanto maior a parte do membro inferior ficar submerso, melhor.

Ao terminar, seque bem os pés, coloque a meia logo depois, para não arrefecer e perder todos os benefícios alcançados.

Tempo e Frequência

Pode fazer todos os dias ou pelo menos duas vezes por semana. Para garantir a sua eficácia deve durar entre 10 e 20 minutos.

Faça de preferência à noite, antes de dormir.

Contra-indicação do escalda-pés

Não é recomendado em alguns casos como:

• Febre • Doenças agudas • Tuberculose • Tumor maligno • Doenças cardíacas • Insuficiência respiratória • Úlcera na perna • Problemas de pele que tenha complicações e agravamento por estar submerso em água quente. • Às vezes quando se usam óleos essenciais ou sais algumas pessoas podem ter alergia. • Arteriosclerose • Importante estar atento quando houver dores ou sintomas de trombose, porque é totalmente contra-indicado e deverá procurar o médico o mais rápido possível.

Cuidados

Tenha cuidado principalmente com pessoas com neuropatias periféricas e diabéticas, essas pessoas sofrem alterações na sensibilidade táctil dos membros inferiores podendo não sentir a temperatura real da água, levando a queimaduras. Antes de colocar os pés faça um teste com as mãos e aumente a temperatura gradualmente conforme a necessidade.



 
 
 

Comments


  • Facebook
  • LinkedIn ícone social
bottom of page