top of page

Kombucha - o melhor tónico vital

Kombucha é uma bebida popular que promove saúde e possui propriedades medicinais, produzida a partir de chá fermentado e leveduras.

O scoby da Kombucha, como é chamado, tem a aparência de um cogumelo grande. Trata-se de uma cultura simbiótica de fermentos e outros microrganismos. Adicionada ao chá preto ou chá verde adoçado, vai transformar-se num mar de componentes saudáveis e nutrientes naturais. É uma bebida que fortalece o sistema imunológico e melhora o funcionamento intestinal. É um verdadeiro tónico vital vivo.


Benefícios da kombucha

O consumo da kombucha tem sido associado a alguns efeitos benéficos na saúde de quem a consome, nomeadamente na melhoria da microbiota intestinal e do sistema imunitário. Tal facto deve-se à presença de vitaminas do complexo B (B1, B2, B6, B12), vitamina C e probióticos, que atuam como anti-inflamatórios.

Os efeitos benéficos da kombucha são atribuídos ainda à presença do chá preto ou chá verde, ricos em catequinas e flavenóis, dois polifenóis antioxidantes capazes de eliminar radicais livres e metais pesados, tendo assim um potencial desintoxicante elevado. Devido à sua componente detox, estes polifenóis apresentam um bom potencial na redução do colesterol sérico e pressão arterial (fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares), diabetes, insuficiência renal e doenças oncológicas.

A bebida de kombucha destaca-se também na prevenção e recuperação da saúde osteoarticular, uma vez que contém na sua constituição glucosamina e condroitina, agentes anti-inflamatórios importantes na síntese de colagénio e combate ao desgaste das articulações.

Pode sempre comprar a Kombucha à base de tisana de chá fermentado de agricultura biológica, mas o ideal é mesmo fazer em casa.


COMO FAZER:

Utensílios para a 1ª fermentação

Recipiente de vidro ou cerâmica — evite usar inox ou alumínio

Peneira de plástico

Funil

Colher

Voal ou pano poroso e leve ou toalha de papel

Elástico para prender o pano ou o papel no recipiente de vidro ou cerâmica

O pano ou toalha de papel vai permitir a circulação do ar para uma boa fermentação e também vai proteger a colónia de possíveis bactérias e outros agentes nocivos.


Ervas para uma boa fermentação:

Chá preto, chá verde, chá-mate, chá branco, hibisco

Para adoçar:

Açúcar demerara

Açúcar cristal

Mel de boa procedência

Suco concentrado de fruta doce


Receita de Kombucha (Ingredientes):


1 litro água filtrada

2 colheres de sopa de chá (verde, preto, branco, chá-mate ou hibisco)

2 colheres de sopa do açúcar escolhido (é possível diminuir a quantidade de açúcar, mas nunca retire completamente)

O scoby ou mãe não pode ser colocado no chá quente, sempre morno ou em temperatura ambiente


Preparação da 1ª fermentação da kombucha:

· Prepare o chá como faz normalmente e adicione o açúcar, mexendo até dissolvê-lo completamente, abafe por cerca de 10 minutos. Coloque o chá adoçado num recipiente de boca larga, de vidro ou cerâmica, mas não encha completamente. Use um pouco do líquido de outro kombucha (geralmente recebido na doação do scoby) para ajudar a fermentar mais rápido e de maneira mais segura.

· Se não tiver chá antigo fermentado para usar como acidificante, use 2 colheres de sopa de vinagre orgânico para um litro de chá. Depois de misturar o chá novo com o antigo, adicione a sua colónia (scoby). A colónica deve flutuar na superfície. Porém, no começo pode afundar um pouco e depois ir subindo. Tampe com um guardanapo ou toalha de papel e prenda com um elástico.

· Deixe em local escuro. Procure não o trocar de lugar por 7 a 10 dias. A kombucha fermenta melhor em dias mais quente, entre 24º a 30º. Em temperaturas mais frias é preciso deixar mais dias em fermentação.

Prove o líquido após os 7 dias, sempre com uma colher limpa. Quando o açúcar não estiver muito presente e a bebida ficar mais ácida, significa que ela estará fermentada. Mais dias tornarão a bebida mais avinagrada. Decida qual o grau de acidez de acordo com seu paladar.


Kombucha para consumo

Quando a kombucha estiver com o grau de acidez que você aprovou, transfira o líquido (sem o scoby) para outra garrafa e reserve noutro recipiente um pouco do líquido primário (200 ml) com o scoby, para a próxima leva que irá produzir.

Pode consumir o chá de kombucha assim, ou utilizá-lo para segunda fermentação.


Segunda fermentação:

Coloque em garrafas o chá da primeira fermentação e tempere de várias maneiras. Não preencha até a boca, deixe cerca de 3 cm livres.

Temperos: fruta secas, frutas frescas picadas, gengibre, suco de limão ou outras frutas, canela pau, cravo, pimenta, chás como hibiscos, erva-doce, hortelã, manjericão. Pode misturar 1 parte de chá e 2 de suco como de uva integral...Fica delicioso!

Para ficar mais frisante e doce, acrescente cerca de 1 colher de chá de açúcar. Feche a boca com filme plástico, depois a tampa rosca ou rolha, e filme novamente. Coloque em local escuro como um armário e deixe descansar de 3 a 6 dias mais ou menos. Coloque no frigorífico numa garrafa tapada hermeticamente e terá uma bebida frisante deliciosa refrescante e curativa! Dura entre 3 e 4 dias.


Frequência das preparações:

Para a fermentação ocorrer é preciso alimentar o scoby com o chá adoçado. Daí ele fermenta bem e de forma contínua, gerando a bebida probiótica a cada 5-7 dias.

Contudo, caso seja necessário parar as preparações, é importante lembrar que estamos lidando com uma colónia de microrganismos VIVOS, e portanto não podemos deixar de alimentá-la. Neste caso, coloque seu scoby no chá adoçado, tape o frasco e deixe no frigorífico por até 3 meses.


CUIDADOS E DICAS IMPORTANTES

Regra número 1, importante para a preparação de alimentos, mas principalmente de todo e qualquer fermentado: higiene e segurança alimentar. Todos os utensílios (frascos, funis, panelas, talheres, medidores, etc.) devem ser fervidos e limpos. Também as mãos e os ingredientes.

Manipulação do scoby também exige estas regras de higiene. Incluso, se por um acaso entrar um insecto no frasco de fermentação, o correto é eliminar o scoby

A cada 2-3 ciclos lave o seu scoby com água filtrada, retirando as peles mais acastanhadas, as leveduras e a borra do chá.

Não exagerar no consumo. A indicação é consumir um máximo de 200 ml de kombucha/dia. Lembrar que não é um refrigerante, mas uma bebida probiótica com propriedades medicinais e estimular demais o intestino pode causar gases e diarreia.



 
 
 

Comments


  • Facebook
  • LinkedIn ícone social
bottom of page