top of page

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ENTRE PREBIÓTICOS, PROBIÓTICOS, POSBIÓTICOS E SIMBIÓTICOS?

Estas substâncias são importantíssimas para melhorar a microbiota intestinal, que é a flora intestinal.


Existem estudos que nos mostram a importância dessas bactérias sadias no nosso intestino. 80% da nossa imunidade vem do intestino. Uma microbiota sadia impede infeções recorrentes da via aérea superior, infeções urinárias, infeções digestivas e até doenças autoimunes. A maior parte da serotonina, que é o hormônio do bem-estar, vem do intestino. 10% da energia do corpo vem do intestino. Uma microbiota sadia ajuda a perder peso, por isso pessoas obesas têm a microbiota doente ou alterada.

Para tudo funcionar bem as bactérias boas têm que ser superiores às más.


PREBIÓTICO – é o alimento que faz com que as bactérias benéficas se possam alimentar e multiplicar.

Os prebióticos podem ser encontrados em cereais, tais como centeio, cevada, farelo de trigo e em legumes e frutas, entre os quais alcachofra, alho, alho-francês, banana, manga, cebola, chicória, batata-doce, espargo, tomate. Também podem ser encontrados isoladamente sob a forma de suplementos alimentares.

Entre os benefícios destacam-se o alívio dos sintomas de obstipação, a diminuição do risco de doenças do cólon, o aumento da imunidade do organismo, contribuindo ainda para a absorção de cálcio e para a regulação da produção e absorção de triglicerídeos.

Adverte-se que estes podem não ser bem tolerados por pessoas com síndrome de intestino irritável.


PROBIÓTICO – é a própria bactéria sadia. São microrganismos vivos que ajudam na digestão e protegem o organismo contra as bactérias nocivas. São conhecidos como bactérias “boas”.

Alguns exemplos são os leites fermentados, o iogurte e outras bebidas lácteas acidificadas, pickles fermentados em água e sal marinho, kombucha, kefir e chucrute fermentado não pasteurizado ou soja fermentada que se encontra na sopa de miso ou no tempeh. Há inúmeros suplementos alimentares de probióticos que nos dão as quantidades diárias necessárias.

Entre os benefícios destacam-se facilitar a digestão, combater a azia e refluxo gástrico. Evitar as desregulações intestinais, como a diarreia e a prisão de ventre. Melhorar a absorção dos nutrientes dos alimentos consumidos. Impedir a proliferação das bactérias más no intestino.

Uma microbiota rica em probióticos é condição necessária para um sistema imunitário fortalecido e, consequentemente, para uma vida saudável.

Quais os cuidados a ter?

Os probióticos, naturalmente presentes nos alimentos devem fazer parte da alimentação equilibrada de crianças e adultos, no entanto o aumento da sua ingestão ou suplementação, podem temporariamente provocar sinais de desconforto abdominal associado à produção de gás, distensão abdominal e flatulência. Em algumas situações, antes de se identificarem os seus benefícios, podem ser identificados os seus efeitos secundários.

Estes efeitos secundários têm maior expressão quanto menor for a imunidade do organismo hospedeiro. Assim crianças pequenas e idosos, bem como doentes oncológicos sob tratamentos agressivos, doentes com infeções graves ou doenças terminais, só devem utilizar probióticos sob a forma de suplementos, quando recomendados ou prescritos.


POSBIÓTICO – quando se fornece o prebiótico numa quantidade certa para as bactérias se alimentarem, elas produzem algo chamado “posbiótico”. É um ácido graxo que vai melhorar a qualidade da mucosa do intestino. Ao melhorar a qualidade da mucosa, evita-se a proliferação de fungos de cândida, que causam o corrimento vaginal. Evita-se o crescimento da salmonela que dá infeções intestinais severas com diarreia e vómitos, assim como da bactéria que causa infeções urinárias.


SIMBIÓTICO – é a mistura do prebiótico (alimento para as bactérias boas), com o probiótico (bactérias vivas). Ao consumir suplementos pode ser prebiótico mais probiótico ou simbiótico, que é a mistura dos dois. Os simbióticos ajudam no funcionamento do intestino preso.



 
 
 

Comments


  • Facebook
  • LinkedIn ícone social
bottom of page