RETENÇÃO DE LÍQUIDOS - O QUE DEVE SABER
- Momentos-massagens
- 7 de fev. de 2020
- 4 min de leitura
Quem sofre de retenção de líquidos pode aumentar até 2 ou 3 quilos de peso,mas existem outros sintomas:
· Sensação de pernas pesadas;
· Pernas e mãos visivelmente inchadas;
· Distensão abdominal;
· Cãibras;
· Mal-estar.
O que pode causar a retenção de líquidos?
Convém sempre descartar qualquer problema de saúde, tais como doenças renais, da tiróide, cardíacas ou má circulação sanguínea.
Existem várias causas potenciais para a retenção de líquidos, como comportamentos e hábitos menos adequados:
· Má alimentação;
· Consumo excessivo de sal;
· Carência de nutrientes como vitaminas e sais minerais (como magnésio e potássio), que contribuem para a regulação dos fluidos;
· Sedentarismo;
· Excesso de peso;
· Toma de alguns fármacos;
· Passar muitas horas de pé ou sentado;
· Uso de roupa demasiado apertada;
· Flutuações hormonais, designadamente no período pré-menstrual e durante a gravidez.
É necessário tratar a condição que ocasiona a retenção de fluídos, mas uma simples alteração na dieta pode apresentar grandes resultados.
Como tratar
Há que diminuir o consumo de sal, seja puro, ou em alimentos processados, e estimular a função renal comendo mais frutas e vegetais crus.
O consumo excessivo de sódio é o grande problema. Cada grama de sódio, que leva até três dias para ser eliminado do corpo, pode reter até 200 mililitros de água no organismo. Para eliminar o sódio é preciso estimular o funcionamento dos rins bebendo muita água e alimentando-se de maneira correta.
Caso não haja contra indicação médica, consuma chás de cavalinha, verde, dente de leão e hibisco, Além de contribuírem para a saúde do trato urinário, eles possuem acção diurética e por isso auxiliam a redução da retenção de líquidos.
O excesso de líquidos pode ser eliminado através da ingestão regular de frutas como as romãs, melões e melancias. Os principais vegetais diuréticos são os pepinos, aipo e tomate.
Vitaminas do Complexo B, em especial B5 e B6, ajudam a remover o excesso de líquidos.
Alimentos que ajudam nesse processo
Alface - A clorofila e flavonóides contidos na alface ajudam a diminuir o excesso de líquidos no corpo.
Abacaxi - O abacaxi é rico em bromelina, uma substância diurética que auxilia no funcionamento dos rins e, portanto, na eliminação de sódio e líquidos retidos.
Kiwi - Rico em clorofila e minerais como cálcio, magnésio e potássio, faz uma limpeza no organismo e diminui o inchaço.
Melancia - Rica em água, a melancia ajuda a diluir o sódio que temos no corpo. Isso faz com que o rim consiga expulsar o mineral mais rapidamente do organismo.
Alecrim - Os compostos fenólicos existentes em algumas ervas, como o alecrim, também são aliados na batalha contra o inchaço.
Capim-cidreira e salsa - ricos em cálcio, magnésio e ácido fólico, são óptimos para acabar com gases, além de possuir acção diurética. Alcachofra, espargo e chicória - bons para manter a flora intestinal saudável e, com isso, diminuir a barriga.
Melão - diurético e laxante, desintoxica o fígado. Água de coco - contém eletrólitos como potássio e magnésio, capazes de minimizar o inchaço. Pera - digestiva, ajuda a pôr fim à retenção hídrica, às toxinas e ao ácido úrico. Sumo de uva - tem acção depurativa, o que favorece a expulsão do excesso de toxinas.
O inchaço nas pernas é agravado no verão. “Para manter a temperatura corpórea os vasos dilatam-se fazendo com que haja um extravasamento de líquidos nas pernas e nos pés. Isso, prejudica a absorção de líquidos pelo sistema linfático e, por consequência, dificulta o seu retorno.
Mas ficar muito tempo em pé ou sentado também prejudica a circulação e intensifica o inchaço. “A falta de movimento dificulta o bombeamento de sangue das pernas para o coração, trazendo o inchaço, formigueiro e sensação de peso nas pernas”.
Dicas para estimular a circulação e evitar o inchaço
Alimentação:
Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita beber bastantes líquidos contribui para uma menor retenção. Beber mais água ajuda a uma melhor hidratação e um corpo bem hidratado retém menos líquidos. Deve reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e café pois contribuem para a desidratação
· Beba, no mínimo, 2 litros de água por dia;
· O excesso de sódio, presente no sal, tão apreciado pelos portugueses, é o principal inimigo a combater. Opte por especiarias e ervas aromáticas para temperar.
· Coma alimentos ricos em potássio (este mineral presente na maioria dos frutos, pode ajudar a reduzir os níveis de sódio (sal) e assim diminuir o edema. Coma laranja, limão e vegetais verde escuro. A proporção ideal seria ingerir cinco vezes mais potássio (presente em frutas e verduras) do que sódio.
· Dê prioridade a alimentos diuréticos;
· Abula alimentos industrializados, congelados e enlatados, bebidas alcoólicas e gaseificadas
· Suplementos naturais, como castanheiro-da-Índia, gilbardeira, hamamélia, videira vermelha, entre outros, são benéficos;
Físico:
· Mantenha o controlo do peso corporal;
· Pratique actividade física: marcha, ciclismo, dança, natação, ginástica (evite desportos bruscos);
· Use meias de compressão adequadas;
· Evite o uso de salto alto ou sapatos totalmente rasos;
· No fim do dia, mantenha as pernas para cima com um travesseiro;
· Um duche de água fria nas pernas provoca a contracção das veias e activa a circulação venosa. Caminhar na praia, à beira-mar, com água a bater nas pernas, é muito benéfico;
· Massajar as pernas o mais frequentemente possível. A massagem deve ser feita de baixo para cima com gel ou creme;
· Devem ser evitadas, ou diminuídas, todas as exposições ao calor (sol, depilação a quente, exposição a aquecedores, lareiras, banhos quentes e sauna), pois o calor nas pernas favorece a dilatação das veias, diminuindo a circulação venosa;
· É importante avaliar o benefício/risco entre a toma de medicamentos hormonais e a existência de problemas venosos, nomeadamente a presença de veias varicosas
Drenagem linfática
A massagem de drenagem linfática demonstra ter efeitos positivos na redução dos edemas e do volume. É uma técnica de massagem que tem por objectivo estimular o sistema linfático - uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo - a trabalhar de forma mais acelerada. Entre os principais benefícios do método estão a redução da retenção de líquidos, activação da circulação sanguínea, combate à celulite e até o relaxamento corporal.
A massagem é realizada através de pressões leves. É importante frisar que o método não é doloroso, nem deixa hematomas (roxos na pele). As pressões feitas na pele direccionam os líquidos do corpo para as estruturas do sistema linfático, onde serão eliminados através da urina. As manobras da drenagem devem ser realizadas em toques suaves para que seja possível alcançar os líquidos perdidos no corpo. Quando é feita muita pressão ocorre a obstrução dos vasos desses líquidos, e não se obtém resultado nenhum. Portanto, a dica é fugir das massagens de drenagem fortes e dolorosas.

Комментарии