top of page

SUBSTITUTOS DO SAL

Sempre que possível, deve optar por sal marinho integral por ter uma maior concentração de minerais naturais, em detrimento do sal refinado. De entre os vários minerais que estão contidos no sal marinho integral, podemos destacar o iodo, o potássio, o enxofre e o magnésio.

Sabia que o sal marinho integral pode conter até 40 minerais diferentes? Funcionam como micronutrientes na sua alimentação!


Para substituir o sal, há várias alternativas. Só tem que ir experimentando as diferentes combinações até descobrir a sua preferida.

Alecrim:

Confere um gosto muito especial em carnes e peixes. Para além disso, ajuda a reduzir inflamações bucais e das gengivas.

Coentros:

Muito usados na gastronomia portuguesa, os coentros combinam com variadíssimos pratos. Esta erva aromática de sabor intenso, é rica em ferro e vitamina C. Deve coloca-los no fim de cozinhar o alimentos para manter ao máximo as suas propriedades benéficas e sabor.

Cominhos:

Tanto podem ser utilizados em sementes, com em pó. Este tempero tem um aroma forte e apimentado que combina perfeitamente em pratos à base de carne e legumes.

Louro:

É muito usado para fazer marinados e assados. É importante juntar o louro no início da cozedura e retirá-lo apenas quando for servir o prato. A sua ingestão pode causar distúrbios a nível do estômago ou intestino.

Orégãos:

Usado habitualmente nas pizzas, este condimento também combina perfeitamente em saladas, no tomate, carnes e em molhos. Os orégãos secos, permitem-lhe armazenar durante mais tempo este produto, facilitando a sua utilização no dia a dia.

Salva:

Indicada para recheio e preparação de carnes e sopas, é usada tanto como condimento, como também, erva medicinal devido à sua acção anti-inflamatória.

Tomilho:

Esta erva é muito versátil, porque pode ser usada em quase todos os cozinhados. Tem um sabor levemente picante (que pode ou não ter sabor a limão, dependendo da variedade). Apresenta propriedades terapêuticas para a asma, faringite e outros transtornos respiratórios.

Gomásio:

É uma espécie de sal de sésamo. Pode ser utilizado em saladas, sopas, assados, arroz e massa. O sésamo possui um óleo rico em ácidos gordos não saturados, e tem presente na sua composição aminoácidos essenciais que fortificam o sistema nervoso. A sua utilização permite reduzir os níveis de sódio enquanto potência os níveis de ferro, magnésio, fibra e proteína.

Salsa:

Fresca ou desidratada, esta erva confere um sabor leve e agradável aos pratos. É especialmente rica em vitamina C e em minerais.

Pode ainda optar pelo uso da salicórnia!

A salicórnia, também conhecida por “sal verde” ou “espargos do mar”, é uma erva que cresce normalmente nos sapais em zonas com salinas e tem a particularidade de ser salgada. Excelente para temperar peixe, pode ser usada fresca, em conserva e em pó. É muito comum na zona de Aveiro.


Prepare o seu próprio tempero para substituir o sal e evitar os excessos.

Preparado de ervas:

Ingredientes:

1 colher de manjericão

1 colher de orégãos

1 colher de raspas de limão

Preparação:

Basta juntar os ingredientes num liquidificador e misturar. Conserve o preparado num recipiente fechado.


Sal de ervas:

Ingredientes:

20 gramas de alecrim desidratado

20 gramas de manjericão desidratado

20 gramas de orégãos desidratados

10 gramas de sal marinho

Use uma balança para calcular com precisão os 20 gramas de cada ingrediente.

Se não tiver, use como medida uma colher de sopa cheia no caso das ervas e, no caso do sal, meia colher.

Preparação:

Liquidifique bem todos os ingredientes.

Armazene o sal de ervas num vidro fechado.

Utilize-o como substituto do sal comum em todas as receitas.

A quantidade é a mesma que você utilizaria de sal comum.

A vantagem é que ele tempera e dá sabor com uma quantidade reduzida de sódio.


Outras formas de substituir o sal:


Alho + Cebola + Gengibre

O alho tem acção anti-inflamatória, hipotensora, vasodilatadora e sudorífera. A cebola realça o sabor dos alimentos e também melhora a circulação sanguínea. Já o gengibre como tempero realça o sabor de caldos, sopas e cozidos, sendo descartado no final da cozedura.

Pimenta + limão + salsa + hortelã

A pimenta ajuda na redução do colesterol no sangue, melhora o sistema imunológico, auxilia na digestão, na eliminação de bactérias nocivas ao organismo e na circulação sanguínea. O limão é um excelente tempero para saladas e peixe. Ele aumenta as defesas do organismo, facilita a digestão e regula a absorção de açucares pela presença de fibras solúveis. A hortelã deixa qualquer comida ainda mais cheirosa, além de ter acção analgésica, estimulante, antioxidante, expectorante. Já a salsa tem antioxidantes e possui acção anti-inflamatória. Vai bem nos legumes, assados, sopas, massas, carnes e frango.

Delicie-se com os resultados.



 
 
 

Comments


  • Facebook
  • LinkedIn ícone social
bottom of page